O Que Vestir Para Uma Entrevista de Emprego - 5 Dicas TOP! - NDM VAGAS - NDMVAGAS.COM.BR

PUBLICIDADE

O Que Vestir Para Uma Entrevista de Emprego - 5 Dicas TOP!



NDM HELP - Veja cinco importantes dicas indispensáveis para escolher a roupa perfeita e causar uma ótima impressão na sua entrevista de emprego!

A maneira adequada de vestir-se para uma entrevista de emprego é um dos principais fatores preponderantes para conseguir a tão sonhada vaga de emprego. Não caia na armadilha de não ficar atento a sua vestimenta em uma entrevista de emprego. O jeito como você se apresenta é tão importante quanto sua experiência profissional ou um currículo bem elaborado.

Já ouviu aquele famoso ditado: “a primeira impressão é a que fica” esse dito popular é determinante no contato entre o recrutador e o candidato a vaga de emprego. Esse é um dos aspectos que pode tanto te ajudar como também atrapalhar na disputa pelo cargo.


O NDM Vagas ouviu um especialista para te ajudar nessa "missão", fique atento e aproveite as nossas dicas. 

Como saber a roupa certa na hora da entrevista?

O mercado de trabalho é extremamente rigoroso quando o assunto é a vestimenta. João Habrantes, Consultor de Carreira da Habrantes Case & Associados, atua há mais de 22 anos na área e acompanha de perto mudanças e tendências.



“Atualmente os recrutadores estão buscando candidatos que se apresentem com uma imagem que se enquadre mais com o tipo de vaga que desejam ocupar. Essa procura não precisa necessariamente estar nos padrões. O uso de terno e gravata, por exemplo, já deixou de ser uma das exigências para criar uma imagem de credibilidade”, explica João.

Conheça mais dicas para você conquistar sua Vaga no mercado de trabalho. Precisa de ajuda? NDM HELP!


O mais importante atualmente, segundo o consultor, é saber como trabalham e se apresentam os profissionais na função da qual você quer desempenhar adequando seu perfil às exigências reais que cargo que você quer concorrer exigem. Vamos te mostrar cinco maneiras que vão fazer toda a diferença na sua apresentação:


1 – Não desvie o foco da entrevista

Lembre-se que a entrevista de emprego é o momento de avaliação das habilidades e competências do interessado. Faça com que seja lembrado por aquilo que sabe fazer, pelo potencial que pode desempenhar na empresa, e não pela sua aparência. “Evite uma exposição descendentemente forte, com itens que desviem a atenção do recrutador daquilo que o qualifica para o desempenho da função”, explica nosso consultor. Roupas com cores fortes, decotes, comprimentos estranhos ou muito informais vão fazer com que o contratante perca o foco. Também é importante prestar atenção ao uso de bijuterias, acessórios e maquiagem em excesso no caso de mulheres.



O que é recomendado:


Roupas com cores suaves ou neutras (branco, bege, cinza, azul marinho, preto)

Roupas com modelagens clássicas (terno, blazer, tailleur, camisa e calça social)
Sapatos de cor escura
Sapatos sem salto ou com salto médio
Maquiagem leve

O que pode causar má impressão:


Cores fortes

Estampas marcantes
Decotes
Bijuterias, joias e acessórios em excesso
Roupas muito curtas
Sapatos muito altos
Maquiagem forte

2 – Adapte seu perfil ao da Empresa


A melhor coisa a fazer para saber se sua roupa está adequada é conhecer o que vestem os profissionais da empresa onde você quer integrar, com enfase na função que está almejando. É natural encontrar empresas com diferentes estilos. Umas são mais formais, outras mais atualizadas as tendências.


Isso vai depender muito da natureza do negócio, do estilo de gestão, do perfil de seus dirigentes. Se você quer ocupar uma vaga num setor onde todos usam jeans, vá para a entrevista usando jeans. Esqueça as roupas mais formais, mesmo que a empresa seja de grande porte.


Estilo formal:


Terno com gravata ou tailleur

Camisa e calça social
Blusa com saia de comprimento médio (até o joelho)
Vestidos com comprimento médio (até o joelho)

Estilo descolado:


Calça jeans

Camisa social ou polo
Blusas de cores e estampas leves
Vestidos de comprimento médio (até o joelho)

3 – Faça como “vendedor” da própria sua imagem

João destaca que os candidatos devem enxergar uma oportunidade se apresentarem como vendedores de si mesmos, sem é claro que isso fique explicito, tudo da forma mais natural possível. A entrevista é o momento de mostrar o seu potencial, suas habilidades seu valor. Escolha uma roupa que lhe dê segurança na hora de se apresentar, que combine com a sua personalidade de preferencia.


Sua imagem conta muito sobre quem você é e como se relaciona com o mundo. As roupas são ferramentas de comunicação. Não esqueça! Na hora de revelar o seu produto, seja um verdadeiro marqueteiro pronto a convencer. Pense no conteúdo sem esquecer do anúncio, da embalagem, do mercado da qual você quer atuar.


4 – Não esqueça o básico


Nunca é demais reforçar que o corte de cabelo, o comprimento da barba, das unhas, o estado das suas roupas e sapatos compõem uma parte muito importante da sua imagem. Não adianta apresentar super bem as suas habilidades se sua camisa estiver manchada e se o botão que fecha a gola da blusa estiver descosturado. O olho do recrutador será diretamente atraído para este seu “ponto fraco”, funcionando como um ímã para aquele lado que você não quer mostrar.


Higiene, asseio e cuidado pessoal também mostram traços de sua personalidade. Se você não cuida bem da sua aparência e das roupas que usa, como vai passar uma imagem de responsabilidade para assumir um cargo? Pense nisso. Encare bem o espelho e revise os detalhes do traje que escolheu antes da entrevista.


5 – O astral também conta



Você identificou o perfil ideal para a vaga, buscou uma roupa legal no armário, checou cada detalhe no espelho. Beleza! Então dedique um tempinho para checar o seu astral. “A aparência de um profissional competente e bem sucedido passa também pelo entusiasmo do candidato”, lembra João. 

A roupa adequada para a entrevista funciona ainda melhor se você se posicionar de forma positiva e segura, com a confiança de que você é o candidato perfeito para a vaga.