Como Montar um Excelente Currículo Profissional - NDM VAGAS - NDMVAGAS.COM.BR

PUBLICIDADE

Como Montar um Excelente Currículo Profissional

PUBLICIDADE
NDM HELP - Uma das maiores dificuldades das pessoas na hora de buscar uma colocação no Mercado de Trabalho é justamente um dos passos mais cruciais para que a empreitada seja bem sucedida -- o currículo profissional, é exatamente nesse ponto que muitas pessoas se perdem. O NDM Vagas, sabendo dessa dificuldade resolver colocar no ar, um guia para te ajudar nessa missão -- elaborado especialmente pela Gerente sênior de aquisição de talentos da Coca Cola América Latina, Alessandra Nogueira.

O currículo é o primeiro contato do pretendente com o recrutador. Por isso, é importante sua construção com a maior atenção possível, não trate esse processo como uma mera formalidade. Afinal, essa é uma pequena oportunidade para você mostrar suas habilidades e experiências prévias, além de expor seus diferenciais. Gerente sênior de Aquisição de Talentos da América Latina na The Coca-Cola Company, Alessandra Nogueira acredita que um currículo bem feito pode abrir portas. Abaixo, ela enumera sete sugestões para a construção de um perfil profissional.

1. Atenção ao português

Cometer erros de português é critério eliminatório. Por isso, é importante que o candidato leia diversas vezes o documento antes de entregá-lo. Também pega mal só traduzir para o inglês parte do texto por distração. Importante ficar atento aos detalhes.

2. Sem rodeios

O profissional deve utilizar uma linguagem clara e objetiva, enumerando, sem rodeios, os resultados que teve em cada cargo. Devem-se listar os feitos de maneira direta. Se o candidato for um executivo sênior, por exemplo, ele pode dizer: “Aumentei em 7% o faturamento da empresa”. Demonstrar resultados concretos é essencial.

Quer uma mãozinha para conquistar sua vaga no mercado de trabalho? NDM HELP com super dicas para você!

PUBLICIDADE

3. Menos é mais

Destacar apenas as informações estratégicas pode ser mais eficiente do que listar inúmeros cursos que, muitas vezes, não tiveram grande papel na formação do profissional. “O recrutador, geralmente, quer avaliar de maneira ágil o grau de conhecimento e de experiência do candidato. Por isso, é melhor dedicar mais espaço às realizações”, afirma Alessandra. A capacidade de síntese e comunicação também é analisada.

4. Tudo em ordem

Uma boa forma de ordenar o currículo é seguir a sequência: formação, idiomas e, depois, enumerar as empresas em que trabalhou, começando pela mais recente, até chegar à mais antiga. O ideal é destacar quatro ou cinco importantes contribuições dadas à empresa.

O que usar em uma entrevista de emprego? Conheça nossas dicas no NDM HELP!

PUBLICIDADE

5. Uma história interessante

A gerente de aquisição de talentos ressalta que deve-se olhar o currículo como se fosse um livro de história. “Como você contaria a história de sua carreira em poucos capítulos? Quais são os feitos mais importantes?”, são algumas perguntas que Alessandra sugere como exercício ao candidato.

6. Palavras-chave

É interessante utilizar, na elaboração do texto, palavras-chave de suas áreas de atuação, como “branding”, plano de comunicação, incremento ou “top of mind”, para pessoas das áreas de marketing ou negócios, apenas para dar alguns exemplos. “Em um mar de documentos, essas palavras saltam aos olhos do recrutador”, garante Alessandra.

7. Deixe sua marca

O currículo é o primeiro contato do candidato com o recrutador. É uma pequena oportunidade para o profissional deixar sua marca, expor seus diferenciais. Mas cuidado com a criatividade em excesso. O mais importante é que a mensagem seja clara e rapidamente compreendida por quem está lendo.


+ NOTÍCIAS » NDM ONLINE