RICARDO ELETRO



A Ricardo Eletro surgiu em 1989 numa cidade do interior de Minas Gerais chamada Divinópolis. Expandiu para o interior do estado, chegando na capital mineira em 1999, fazendo um grande sucesso. Com um pouco mais de 10 anos de existência, já estava entre as 5 maiores empresas de varejo de eletroeletrônico do Brasil.

Em 2017, a Ricardo Eletro tinha 701 lojas, mas em janeiro de 2019, diminuiu sua expansão chegando a 650. Está presente em 23 estados brasileiros, e é líder de vendas em Minas Gerais, estado original de onde surgiu e onde está o seu principal Centro de Distribuição. Possui cinco grandes centros de distribuição localizados estrategicamente para garantir a entrega de produtos em todo o Brasil.

O PRIMEIRO MOVIMENTO DE EXPANSÃO DA REDE 

A primeira expansão para fora de Minas Gerais aconteceu em 2002, com a abertura de lojas no Espírito Santo. Na sequência, em 2005, veio a expansão para o nordeste, com a entrada na Bahia. O sucesso foi enorme e a aceitação da marca pelo povo bahiano foi imediata. Em menos de um ano, a Ricardo Eletro já era a vice-líder neste mercado.

Em 2007, a Ricardo Eletro comprou a rede de lojas MIG, com forte atuação no centro-oeste. Foram 200 lojas completamente reformadas e transformadas em Ricardo Eletro em menos de 3 meses, a maior expansão da história da empresa. Em 2008, a Ricardo Eletro marca a sua entrada na segunda maior praça do Brasil, o Rio de Janeiro. Foram 70 lojas em menos de 6 meses. Em 2009, a Ricardo Eletro lança o seu e-commerce oficial, com foco em vender muito mais do que eletroeletrônico. São mais de 80.000 itens, de pneu a lavadora, de fraldas a TV.

DONO DA RICARDO ELETRO JÁ VENDEU MEXERICAS AOS 12 ANOS


Ricardo Nunes começou sua trajetória empreendedora aos 12 anos, após a morte do pai, vendendo mexericas na porta de uma faculdade em Divinópolis (MG) para ajudar a família. Já naquela época, desenvolveu a estratégia de enfrentar a concorrência pelo preço e cunhou o bordão “Cubro qualquer oferta”, presente até hoje nas lojas Ricardo Eletro

Aos 46 anos, ele é dono de uma rede de 1.100 lojas, somadas as que levam o seu nome e as associadas Insinuante, City Lar, Eletro Shopping e Salfer, que compõem o grupo Máquina de Vendas. Com um faturamento de R$ 10 bilhões, o grupo é o terceiro maior do varejo de eletroeletrônicos, atrás da Via Varejo (dona de Casas Bahia e Ponto Frio), e do Magazine Luiza.

A FUSÃO COM A INSINUANTE E INCORPORAÇÃO COM A CITYLAR

Atenta as mudanças do mercado, a Ricardo Eletro se funde com a Insinuante, criando o terceiro maior grupo varejista do Brasil em 2010, a holding Máquina de Vendas. Neste mesmo ano, a Máquina de Vendas incorporou a Citylar, rede com atuação no centro-oeste e norte, e a Eletroshop, com atuação forte em Pernambuco e em outros estados no nordeste. Por fim, em 2011, entra para a Máquina de Vendas a rede regional Salfer, com atuação no Paraná e Santa Catarina. Apesar da fusão de todas as empresas, as marcas originais foram mantidas, garantido a presença local.

EM 2016 O FOCO PASSA A SER A RICARDO ELETRO

O ano de 2016 marca uma profunda mudança na companhia. A empresa consolida toda a sua operação em volta de uma única marca: Ricardo Eletro. A estrutura é otimizada, lojas transformadas, o ponto.com unificado, tudo para preparar a empresa para os novos desafios que ainda estão por vir.

APÓS CRISE, RICARDO ELETRO VOLTA À CRESCER EM 2019

Após um período de crise, reforçada pela recessão econômica brasileira, a Ricardo Eletro, – rede varejista pertencente ao grupo Máquina de Vendas, recebeu desde março deste ano investimento da gestora Starboard Asset. Agora, a companhia apresentou um aumento de 50% no faturamento no primeiro semestre de 2019, comparado ao mesmo período do ano passado.

Houve, ainda, 85% de aumento da venda em comparação com o 1º tri deste ano em termos de same store sales (SSS) – comparativo entre as mesmas lojas no período anterior. Desconsiderando os períodos de sazonalidade do ano, todas as categorias registraram aumento de dois dígitos.

Como foi necessário o enxugamento das despesas operacionais e dentro do processo de turnaround, a Ricardo Eletro já começou a ter caixa positivo e atingiu o breakeven (ponto de equilíbrio) de EBITDA (sigla em inglês para lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) em junho, sendo que em julho a crescente permanece sólida. Para fins de comparação, a Ricardo Eletro fechou 2018 com EBITDA negativo em R$ 450 milhões e espera terminar 2019 com EBITDA em torno de R$ 50 milhões positivos.

RICARDO ELETRO SE MANTÉM ATIVA NO RECLAME AQUI


Uma plataforma dedicada a registrar e intermediar reclamações o Reclame Aqui, conta com a participação ativa da empresa que costuma responder e resolver os problemas dos clientes em pouco tempo. Você pode conferir as principais reclamações, soluções e pontuação da Ricardo Eletro no Reclame Aqui, acessando ESSE LINK.

A RICARDO ELETRO TEM GARANTIA ESTENDIDA ORIGINAL

A rede possui uma espécie de seguro que estende a garantia fornecida pelo fabricante, proporcionando maior segurança e tranquilidade ao cliente, cobrindo todos os custos de mão de obra e de reposição, conforme valor de Nota Fiscal, com peças genuínas em caso de defeito funcional do produto, completamente coberto pelo seguro.

Isso significa que se o produto que você comprou, apresentar problemas com pouco mais de um ano de uso apresentar defeito a garantia estendida cobre tudo.

De acordo com informações do mercado, isso acontece com cerca de 65% dos produtos, pois até as melhores marcas estão sujeitas a apresentar algum tipo de defeito funcional, com o decorrer do tempo.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE NAS COMPRAS PELO SITE RICARDO ELETRO

Respeito, qualidade, compromisso e comodidade! É por isso que a RicardoEletro.com esclarece todo o mecanismo do processo de segurança e privacidade que você encontra ao comprar conosco. Confidencialidade e Segurança Temos o compromisso com nosso cliente de zelar pela excelência em nossos serviços prestados e, principalmente, para com a segurança dos seus dados cadastrais. Por isso, atuamos com tecnologias avançadas e contamos com a competência de diversos profissionais que prezam pela segurança de todo o nosso sistema, proporcionando a você uma excelente experiência de compra. Atuamos com rigorosas políticas de privacidade em todos os nossos processos, garantindo que seus dados cadastrais jamais sejam vendidos,trocados ou divulgados a terceiros, exceto quando isto for condição para algum processo relacionado à entrega, cobrança ou participação em promoções, desde que seja solicitada pelo cliente. Nestes casos, seus dados pessoais são fundamentais para que seu pedido chegue com assertividade e segurança no endereço de entrega. 

Acesse o site oficial da Ricardo Eletro AQUI!
• PRIVACIDADE ((AQUI!))